Conheça o segredo do sucesso das empresas com maior crescimento do mercado

Conheça o segredo do sucesso das empresas com maior crescimento do mercado

Um estudo do Sebrae apresentado em Outubro de 2016, que visava apontar os motivos de sobrevivência/mortalidade das empresas nos primeiros anos de existência, apontou que “entre as empresas que fecharam, há uma proporção maior de empresários […] que não faziam o acompanhamento rigoroso de receitas e despesas, que não diferenciavam seus produtos e que não investiam na sua própria capacitação em gestão empresarial”.

Luiz, empresário na cidade de Marília no interior de São Paulo, viu o seu faturamento crescer mais de 1200%, após adquirir um software de gestão fiscal e ERP da empresa de software Soften Sistemas O sistema adquirido pelo empresário lhe ofereceu também, integração com o aplicativo de celular que possibilitou a agilidade e automatização dos processos de pedidos de vendas e emissão de notas, o que fez com que a empresa quadruplicasse o número de clientes.

Mas afinal o que é um sistema ERP? É uma sigla em inglês, denominada Enterprise Resource Planning, que significa: “Planejamento dos recursos da empresa”, ou seja, é um modelo de controle gerencial que permite ao empresário ter um conhecimento mais apurado do quanto de dinheiro entra na sua empresa, o quanto é gasto, quantidade de produtos em estoque, o quanto foi vendido, ou seja, uma variedade de informações importantes sobre a empresa que lhe permitirá alcançar resultados em um menor tempo e consequentemente crescimento da empresa.

Panorama do Mercado Brasileiro

A alguns anos atrás um software de gestão ERP parecia algo distante para os PMEs (Pequenos e Médios Empresas Brasileiros), por que além da dificuldade de implantação, o custo para realização era altíssimo. Entretanto, com a democratização da informática e da internet, os processos de implantação de um software de gestão se tornaram mais baratos e fáceis de serem realizados. Além disso, a obrigatoriedade da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) a partir de 2010 também influenciou na simplificação do processo de informatização empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *